Telemedicina é o uso de tecnologias da informação e telecomunicações que permitem o fornecimento de informações á distância.
A telemedicina possibilita aos médicos a troca de informações a distância, para debater ou escolher o melhor tratamento para o paciente.
São várias as definições para telemedicina:
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é “a prestação de cuidados de saúde em situações em que a distância é um fator crítico, por qualquer profissional de saúde usando tecnologia de informação relevante para o diagnóstico, tratamento e a prevenção de doenças”.
Para a America Telemedicine Association (ATA) é “o uso da informação médica, trocada por meios eletrônicos de comunicação, para saúde e educação do paciente e de hospitais com o propósito de melhorar o cuidado com os doentes”.
O grande mérito da telemedicina é a facilidade com que a informação do profissional especializado pode chegar ás diversas regiões, diminuindo assim a locomoção de pessoas, principalmente que estão com sua mobilidade reduzida.
- Maior eficiência no atendimento e na entrega dos resultados;
- Redução do tempo e dos custos;
- Transmissão dos exames através de sistema por qualquer computador ligado a internet;
- Sem limite mensal de exames (sistema por demanda);
- Laudos feitos por médicos especialistas e certificados;
- 100% online;
- Ganho de eficiência com redução de custos e riscos na gestão dos médicos;
- Interação com os médicos que elaborou o laudo à distância;
- Laudos prontos para impressão;
- Relatórios para gerenciamento;
- Utilização de ferramentas tecnológicas que proporciona maior segurança e qualidade aos nossos clientes na transmissão dos exames que são criptografados.